A condropatia patelar não é exclusividade de quem faz ou não faz atividades físicas. Ambos os grupos estão sujeitos a desenvolvê-la e o Dr. Paulo Henrique Araujo explica por que e como reduzir as chances de que isso aconteça

Quem corre mais riscos de sofrer com fortes dores na parte frontal do joelho em razão de uma condropatia patelar: esportistas ou sedentários? Essas e outras perguntas são respondidas pelo Dr. Paulo Henrique Araujo neste vídeo.

Mas, antes de você dar o play e começar a assisti-lo, vale esclarecer o que é condropatia patelar: “o amolecimento ou desgaste na cartilagem que reveste a patela [rótula do joelho] causado por motivos mecânicos ou anatômicos.”

De antemão, é possível adiantar que, apesar da palavra desgaste geralmente estar associada ao uso frequente e intenso, os sedentários não estão imunes ao problema, pelo contrário. “O sedentário está sim sob risco, porque não costuma ter a musculatura equilibrada”, diz Dr. Paulo. Vale ponderar que músculos equilibrados ajudam a proteger a articulação de lesões e desgastes.

Já entre os esportistas, o problema acontece, geralmente, em algumas atividades específicas que aumentam de forma considerável a carga na região frontal do joelho, provocando o atrito entre o osso da patela e a cartilagem que a separa do fêmur.

Ou seja, todos sabemos que o sedentarismo traz uma porção de problemas, mas é sempre muito importante, ao dar início à prática de atividades físicas, fazê-lo com conhecimento . Por isso, o auxílio de um profissional fisioterapeuta ou de educação física sempre será bem-vindo.

De qualquer maneira, este vídeo é um bom ponto de partida para quem quer saber mais sobre quais atividades aumentam as chances de desenvolver a condropatia e o que deve ser feito para preveni-la…