Quer entender as causas, as formas de diagnosticar, os tipos de tratamento possíveis e como minimizar as chances de ter uma lesão no LCA? Então, confira este conteúdo.

A lesão de ligamento cruzado anterior (LCA) é uma das mais comuns e está muito relacionada a pacientes que fazem atividades esportivas que envolvem movimentos de rotação do corpo sobre o joelho, como lutas e futebol.

Qualquer pessoa está sujeita à lesão do LCA, dependendo do movimento que faça, de quão desequilibrada esteja a musculatura, da energia da torção, enfim. Ainda assim, os esportistas são mais suscetíveis, independentemente de serem profissionais ou praticantes recreacionais.

Num passeio rápido pela área de “notícias” deste site, o leitor pode encontrar textos que trazem histórias de atletas de luta, futebol e tênis que sofreram lesão no LCA.

Inclusive, é possível encontrar exemplos de casos em que o tratamento escolhido foi o conservador, ou seja, sem cirurgia — nem sempre, mesmo sendo uma lesão considerada de grave, o tratamento precisa ser cirúrgico.

Neste post, trazemos o vídeo em que Dr. Paulo Henrique Araujo esclarece inúmeras questões sobre a lesão no LCA, indo além das causas, detalhando as técnicas de diagnóstico, os tipos de tratamento possíveis e maneiras de minimizar as chances de ter esse tipo de lesão sem abrir mão de todos os benefícios que a prática de um esporte nos proporciona.

Assista ao vídeo…