Estive em Pittsburgh na segunda semana de novembro para dar continuidade ao meu projeto de pesquisa cuja bolsa foi aprovada pela ISAKOS. Estar em Pittsburgh e rever meus amigos de Pitt foi, mais uma vez, uma experiência muito rica.
No fim de 2019, soube que meu projeto de pesquisa sobre lesões no LCA tinha sido aprovado pela ISAKOS (sigla inglesa para Sociedade Internacional de Artroscopia, Cirurgia do Joelho e Medicina do Esporte Ortopédica) e receberia verbas da entidade para que eu pudesse levar o estudo adiante. Mas a pandemia freou o trabalho de pesquisa, que envolvia viagens internacionais.
Felizmente, o cenário melhorou bastante, os voos aos EUA foram retomados com o máximo de segurança e eu pude revisitar Pittsburgh, cidade que conheço muito bem, onde já trabalhei e estudei e um dos mais respeitados centros de Ortopedia e medicina esportiva do mundo, a Universidade de Pittsburgh (Pitt).
A visita fez parte da pesquisa e foi sido riquíssima. Agradeço especialmente ao meu amigo, professor e chefe da medicina esportiva de Pitt, Volker Musahl, um dos principais nomes da cirurgia de joelho do mundo. Ele esteve ao lado do saudoso professor Freddie Fu durante muitos anos, participando do tratamento de grandes atletas, como o do craque sueco Zlatan Ibrahimovic.
Professor Musahl é também o médico da equipe de futebol americano da universidade, o Pitt Panthers e, em sua companhia, pude acompanhar uma partida do time diretamente do Heinz Field, que também é o estádio do Pittsburgh Steelers, maior campeão da National Football League (NFL).
Divido com vocês neste post a alegria de poder retomar a atividade de pesquisa e também trago um pouco dessa incrível experiência num estádio de futebol americano… Ah, o Pitt Panthers venceu e está na briga pelo título da divisão ACC. O quarterback da equipe foi o destaque da partida.